NOTÍCIAS

Confira as novidades do mundo da Gretsch

Conheça um pouco da mítica história por trás da origem da Gretsch® "Billy Bo".

23/08/2017

A Gretsch® é aclamada como uma das marcas mais icônicas da música e da cultura pop, tanto por acompanhar a história nas mãos dos maiores músicos de todos os tempos, como pelos timbres inigualáveis e o design com sua exclusiva Aura Vintage!

E certamente por possuir esse charme único, a marca atravessa décadas como um dos instrumentos mais notáveis devido a sua identidade em estado de arte e sua presença ímpar, seja nos palcos: dos pequenos pubs às grandes arenas, nos programas de TV e/ou hoje nas transmissões pela internet; ou mesmo no cinema, em filmes e séries... uma coisa é certa, a Gretsch® sempre está lá marcando presença entre as marcas mais desejadas e populares da indústria da música.

Um episódio que talvez muitos desconheçam é que, entre as famílias de instrumentos com design consagrado, existe um modelo em especial com uma história tão peculiar quanto seu visual arrojado e digamos, um tanto excêntrico: estamos falando da Gretsch® "Billy Bo" Jupiter Thunderbird! Conheça um pouco dessa mítica história e as particularidades em torno desse peculiar, porém também clássico modelo:


Bo Diddley em sua casa com algumas de suas guitarras, alguns modelos feitos artesanalmente por ele mesmo.

Na metade da década de 1940Bo Diddley, um dos mais notáveis nomes do Blues e contemporâneo da geração pioneira do Rock 'n' Roll (junto a nomes como Elvis PresleyChuck BerryLittle Richard, etc.) construía as suas próprias guitarras, geralmente explorando formas retangulares ou trapezoidais que, futuramente, deram origem aos modelos "Cigar Box", "Cadillac" e "Jupiter Thunderbird".


Da esquerda para a direita, a evolução: Bo Diddley com os modelos "Cigar Box", "Cadillac" e "Jupiter Thunderbird".

Conforme a popularidade de Diddley foi ganhando alcance e seus contatos foram se expandindo, naturalmente alguns desses modelos vieram a ser desenvolvidos, e o primeiro deles contou com a colaboração de um ex-funcionário da fábrica Gretsch®, usando componentes da mesma... (Clique e confira uma matéria sobre o modelo "Cigar Box" Gretsch® Bo Diddley Signature!)


Bo Diddley em ação com o lendário modelo "Cigar Box", dois ícones que o Blues criou!

William Frederick Gibbons, mais conhecido apenas como Billy Gibbons, o lendário frontman do ZZ Top, foi agraciado com um modelo "Jupiter Thunderbird" por ninguém menos que o próprio Bo Diddley. Tal preciosidade ficou guardada até o dia em que, durante as gravações de um álbum do ZZ Top, em busca de uma determinada sonoridade, Billy passou a usá-la...


Billy Gibbons com a edição limitada da Gretsch® "Billy Bo" Jupiter Thunderbird White Penguin; a Custom Black e a Red #1.

Porém, sabendo de seu inestimável valor, resolveu não expô-la aos rigores da estrada. Assim sendo, entrou em contato com a Gretsch® e, com a colaboração do próprio Bo Diddey, atualizaram o modelo para o século XXI, comercializado com o nome Gretsch® G6199 "Billy-Bo" Jupiter Thunderbird, a partir de 2005, três anos antes da morte de Diddley.


Adorada, a "Billy Bo" é comumente vista nas mãos de grandes nomes da música como: o lendário Tom Petty; mais recentemente com o aclamado Jack White; e nos shows ao redor do planeta com Billy Gibbons e o ZZ Top, é claro!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Gretsch® no Brasil.

Esperamos você na Expomusic 2017, visite nosso estande na RUA B2 no Centro de Exposições do Anhembi. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Últimas Notícias



Mídias Sociais
Facebook Youtube Instagram Twitter Google+

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Você ainda não digitou sua mensagem.