NOTÍCIAS

Confira as novidades do mundo da Gretsch

Gretsch® e o Rockabilly: uma parceria histórica!

14/02/2017

Os instrumentos da Gretsch® são conhecidos por acompanhar a história nas mãos dos maiores músicos de todos os tempos. Brian Jones (Rolling Stones), Pete Townshend (The Who) e George Harrison (Beatles) são alguns dos nomes que já tocaram com as guitarras da icônica marca.


George Harrison e Pete Townshend tocando numa Gretsch® (Foto: Reprodução)

Mas como falar de Gretsch® sem mencionar a importância das guitarras na história do Rockabilly, estilo considerado a base do gênero rock 'n roll?

Pra ler ouvindo a playlist do Spotify sobre Rockabilly:

O gênero foi criado no início dos anos 50 nos Estados Unidos, numa fusão entre a já tradicional música country e bluegrass - um estilo de música muito popular no sul dos Estados Unidos cuja característica principal é o uso de instrumentos acústicos e a improvisação.

The Best of Bluegrass:

Uma das bandas consideradas precursoras do gênero é Maddox Brothers and Rose principalmente pela técnica slapback criada pelo contrabaixista da banda Fred Maddox, que consiste em bater nas cordas do instrumento ao invés de puxá-las individualmente.


Maddox Brothers and Rose (Foto: Reprodução)

A banda que originalmente era do gênero country introduziu, depois da Segunda Guerra Mundial, um estilo mais pesado - utilizando uma guitarra elétrica nas composições e dando mais ênfase ao slapback, como você pode conferir abaixo:

Maddox Brothers and Rose - Stop Whislin’ Wolf:

Apesar da banda ser considerada a precursora do gênero em meados dos anos 50, a música que sintetiza o nascimento do Rockabilly é Jersey Rock, de Zeb Turner, lançada em 1953:

Zeb Turner - Jersey Rock:

A partir dessas referências, outras bandas começaram a surgir pelos Estados Unidos, mesclando country, solos de guitarra, blues e letras relacionadas à dança num ritmo mais acelerado.

Dentre os pioneiros do estilo podemos citar Carl Perkins (e a Perkins Brothers Band) e Bill Haley (e a banda Bill Haley and His Comets) que, inclusive, foi responsável pelo hit Rock Around the Clock. A gravação entrou para o livro dos recordes como o disco de vinil mais vendido do mundo até a década de 1990, num número aproximado de 25 milhões de cópias.

Bill Haley - Rock Around the Clock

Outro ícone do Rockabilly é Elvis Presley que, inclusive, começou sua carreira em 1954 - anos de efervescência do gênero nos Estados Unidos - com o lançamento do single That's All Right.


Elvis Presley no início da sua carreira com uma Gretsch® nas mãos (Foto: Reprodução)

O gênero entrou em declínio nos anos 60 com a onda das bandas britânicas, o egresso de Presley no Exército Americano e a morte repentina dos expoentes Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper num acidente aéreo em 1959.

Para quem se interessa pelo tema, o portal Universo Retrô possui uma série de matérias que explicam um pouco mais sobre o gênero e, mais do que isso, nos dão um panorama geral dos anos 50 com indicações de artistas menos conhecidos e igualmente bons. Você pode conferir essas matérias clicando aqui.

O Rockabilly ressurgiu na década de 70 principalmente pela influência dos filmes lançados nessa época que recriavam a atmosfera dos anos 50 como The Buddy Holly Story, American Graffiti e Grease - o de mais sucesso dos três. Foi nessa época também que surgiu a banda The Cramps, que criou um subgênero dentro do estilo através do seu Psychobilly: uma mistura de Rockabilly, Punk Rock e letras baseadas em histórias de terror.

The Cramps - Can Your Pussy Do The Dog?

Já na década de 80 surgem novos grupos do gênero intitulados Neo-Rockabillys. Nessa leva vieram bandas como Stray Cats, The Blue Cats, Dave Phillips & the Hot Rod Gang, Restless, The Polecats, The Kingbeats e The Blasters.


Stray Cats (Foto: MTV.com)

Muito se engana quem pensa que o gênero ficou no passado: atualmente o Rockabilly é mais do que um estilo musical. Ele passou a ser um estilo de vida, que junta diversas referências de moda, estética, música e comportamento dos anos 50, 60, 70 e 80 adaptado para os dias de hoje. Existem lanchonetes, bares, portais na internet e até aulas de dança para se aprender o estilo aqui no Brasil. Um Mundo de possibilidades!


Aula de dança Rockabilly na cidade de São Paulo (Foto: saopauloparainiciantes.com.br)

Gretsch® & Rockabilly
A Gretsch® foi criada em 1883 por um imigrante alemão no bairro do Brooklin, em Nova Iorque; a primeira guitarra da marca, a Eletromatic, foi criada em 1939.

Em 1954, a Gretsch® fez um acordo com o guitarrista Chet Atkins para que ele ajudasse na construção de um novo modelo. Foi nessa época que a Gretsch® iniciou sua revolução introduzindo cores como Silver Jet, Western Orange, Cadilac Green e Jaguar Tan no seu portfólio de opções.

Foram nas guitarras desenvolvidas com Chet Atkins que as pontes Bigsby® apareceram pela primeira vez. A partir desse lançamento, a Gretsch® foi crescendo e fortalecendo seu nome em guitarras semiacústicas.


Anúncio de lançamento das guitarras Chet Atkins (Foto: Reprodução)

Diversos nomes do gênero podem ser lembrados usando suas guitarras Gretsch®: Eddie Cochran, Cliff Gallup e Brian Setzer são alguns dos mais memoráveis. O último, inclusive, já teve sua própria linha signature da marca.


Cliff Gallup e Eddie Cochran (Foto: Reprodução)

Stray Cats - Rock This Town:

Independente do seu estilo e preferência, as guitarras da Gretsch® são ideais para músicos exigentes que são entusiastas do som tradicional das guitarras da marca.

A recém-lançada linha Eletromatic® Hollow Body segue fielmente as especificações das guitarras lançadas nas décadas de 50 e 60 e, por isso, possuem as características sonoras de uma Gretsch® clássica. As guitarras possuem a famosa ponte Bigsby® e os captadores Filtertron® - que fazem da linha algo imperdível para os fãs da marca. Confira a seguir as imagens das guitarras:

Novas Eletromatic® Hollow Body (Foto: gretsch.com.br)

Nós acabamos de receber os lançamentos num embarque recheado de Gretsch® e elas já estão no Brasil, só esperando você testá-las na revenda mais próxima. Para consultar as revendas que compraram as Eletromatic® Hollow Body, entre em contato conosco através do e-mail sac2@pridemusic.com.br.


(Foto: Reprodução)

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Gretsch® no Brasil.

Últimas Notícias



Mídias Sociais
Facebook Youtube Instagram Twitter Google+

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Você ainda não digitou sua mensagem.